POR QUE A DIVERSIDADE É TÃO IMPORTANTE PARA AS EMPRESAS?

14 de agosto de 2020

A promoção da diversidade nas organizações tem sido objeto de atenção cada vez mais frequente dos profissionais. O conceito chegou ao Brasil ne década de 1990 e ganhou um objetivo mais amplo que apenas a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência física. Como o tema tornou-se tendência mundial, empresas que investem em um ambiente inclusivo tem grandes possibilidades de possuir uma imagem corporativa valorizada no mercado além de desenvolver uma equipe com profissionais mais engajados com o time e com o propósito da organização, resultando em melhores resultados financeiros.

Como tem acontecido com grandes marcas, nos últimos anos empresas como o Boticário, Skol e Carrefour procuraram transmitir por meio de campanhas publicitárias o seu novo olhar sobre a inclusão de mulheres, negros, LGBTI+ e pessoas com deficiência no ambiente corporativo.

A valorização da diversidade promove a sinergia entre os profissionais e sua identificação com a organização contribuindo para a promoção de um ambiente mais participativo e produtivo além de contribuir para a expressão de habilidades individuais e novas ideias, visto que um ambiente discriminatório pode reprimir talentos e comprometer o reconhecimento adequado dos membros da equipe.

O entendimento de que a valorização da diversidade traz resultados visíveis no crescimento das empresas fica claro no estudo da Organização McKinsey & Company que divulgou os seguintes dados:

·      Empresas com diversidade étnica e racial possuem 35% mais chances de ter rendimentos acima da média do seu setor;

·      As empresas com diversidade de gênero possuem 15% a mais de chances de ter rendimentos acima da média;

·      Nos Estados Unidos, para cada 10% de aumento na diversidade racial ou étnica na equipe de executivos, os lucros aumentam 0,8%.

Praticar a diversidade dentro das organizações implica transformar comportamentos e a cultura já existentes. Esses fatores requerem um direcionamento claro sobre os objetivos da organização por parte de seus dirigentes além de um processo coletivo e transparente que deixe claro a importância do papel social da empresa na busca da diversidade e que desenvolva um entendimento comum acerca de políticas efetivas de inclusão.

Publicado por

Livia Saraiva
Livia Saraiva
Empreendedora por paixão e profissão, CEO Fundadora da Carreira RH.